Bem-estar e resiliência
Professores resilientes: construindo pontos fortes para o trabalho e o lazer
Este é o título de uma das formações disponíveis online em Europass Teacher Academy, que tem cursos pagos e presenciais mas também gratuitos e online.
Esta pequena formação, sugerida para 5 horas, disponibiliza recursos e práticas bastante pertinentes para professores e qualquer outra profissão onde tenhamos que nos dedicar às relações interpessoais. Conseguimos conceptualizar bem-estar e resiliência, diferenciá-los e ficar a conhecer como potencializar a sua consciência e prática para melhorar o dia a dia.
Citando Haim G. Ginott
“Cheguei à assustadora conclusão de que sou um elemento decisivo na sala de aula. É a minha estratégia pessoal que cria o clima. É a minha disposição do dia que cria o clima. Como professor, tenho o poder tremendo de fazer a vida das crianças miserável ou maravilhosa. Posso ser ferramenta de tortura ou de inspiração. Posso humilhar ou curar. Em todas as situações, é a minha resposta que decide se a crise aumenta ou diminui e se a criança é humanizada ou desumanizada.”
Partindo desta citação, percebemos que o bem-estar e resiliência de um professor poderá melhorar a sua prática letiva e a sua relação com os alunos e colegas professores. Iríamos até mais longe, pois se passarmos um bom dia no trabalho, facilmente chegamos a casa com esse mesmo bem-estar. No dia seguinte, acordamos dessa mesma forma e o dia começa assim. Carregamos o clima conosco.
Diferença entre bem-estar e resiliência
A facilitadora desta formação, Natalie Croome, ao dinamizar o curso Professores Resilientes, idealizou-o com a intenção de realizar conexões intencionais e explícitas entre a aprendizagem do professor e a aprendizagem do aluno. Ou seja, o professor procura formação e enriquece o seu conhecimento sempre a pensar como potencializar a aprendizagem por parte dos seus alunos.
Neste sentido, o ponto inicial é conceptualizar cada um dos termos: bem-estar e resiliência.
Bem-estar é associado à forma como nos sentimos conosco próprios e com a nossa vida, numa forma combinada complexa do estado físico, mental, emocional e social. Enquanto que resiliência é a capacidade de conseguir lidar com os desafios da vida, superar dificuldades e desenvolver-se positivamente a partir dessas experiências.
Temos assim uma lista de diferenças entre os dois conceitos:
Bem-estar vs resiliência
Resultados vs Ações
Sensações vs Atos
Como me sinto perante algo vs O que faço com o que sinto
Como me sinto depois de fazer algo vs Como reajo às sensações
São dois conceitos que parecem semelhantes mas não são o mesmo. E ter consciência dessa diferença já é um caminho para conseguir antecipar reações a certas situações que nos acontecem e retirar delas o melhor resultado.
Exemplo prático
Um dos maiores receios que temos quando enfrentamos um público, qualquer que ele seja, é a reação desse mesmo público ao que lhes estamos a oferecer. Se damos uma aula sobre frações, corremos sérios riscos de ouvir de um aluno “Para quê que vou precisar disto na minha vida. Não quero saber…” Se eu, enquanto professora, for consciente de que isto poderá acontecer, o meu bem-estar vai em alta pois preparei-me para isso e, quando o aluno o diz, reajo de forma assertiva e adequada. Posso fazê-lo, ou não. A sensação está comigo, do meu lado. A ação também.
Sites para saber mais e praticar mais sobre bem-estar e resiliência
Como a Grow Talent tem por objetivo capacitar profissionais de todas as áreas, partilhamos neste artigo alguns sites que podem e devem ser explorados por cada um autonomamente e ao ritmo de cada um:
- At my best – ferramentas para ajudar profissionais a aplicar e desenvolver psicologia positiva, ganhar vocabulário sobre bem-estar e resiliência;
- Quatro grandes estratégias de gratidão – site de recursos, artigos e ideias, sobre utilizar a gratidão para potencializar o bem-estar e, consequentemente, a resiliência;
- 10 dicas para o bem-estar físico – site simples com dicas simples mas com muito impacto no corpo e mente;
- 10 maneiras de ter uma conversa melhor – mais um momento TED que nos dá pistas valiosas, neste caso, sobre conversar de forma produtiva e positiva, mesmo que seja sobre assuntos delicados;
- De professores para professores – site com recursos feitos para professores para professores;
- CBK Associates – experiências de aprendizagem para ligar professores e alunos.
Quando falamos de estar bem conosco próprios, falamos em como nos vamos mostrar aos outros, de forma transparente, em paz, prontos para o que der e vier, ou seja, resilientes.
Técnica Superior de Educação e Formação