
Bombeiros, uma oportunidade
O que ouvimos e vemos na comunicação social leva-nos a crer que o desemprego voltou a crescer e, desta vez, para números bastante elevados.
O que queremos acreditar, acompanhando e analisando os locais onde são publicadas oportunidades de emprego, é que é possível encontrar emprego.
O que temos a certeza é que procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro, como alguém já o disse anteriormente.
Desta vez destacamos o Aviso 11983/2020 do Diário da República, que pode ser lido na íntegra AQUI, para menores de 25 anos de idade com o 12º ano concluído. O concurso refere-se ao curso de Bombeiro Sapador, ou seja, bombeiros profissionais e não voluntários. As vagas são poucas, é certo, mas poderiam nem existir.
Estamos no mês de agosto e, quando tudo tem tendência a parar para usufruir do bom tempo de Portugal, os anúncios são lançados.
Mesmo na toalha de praia ou numa esplanada, podemos ficar a conhecer as várias oportunidades que surgem. Valha-nos as maravilhas da tecnologia. Vemos as vagas a serem lançadas, no final do dia regressamos a casa e fazemos então a candidatura, também online. E depois, é deixar rolar, com objetivos diários para que a candidatura seja bem sucedida. Esta é a postura que pensamos ser a correta pois deixar para setembro as candidaturas é meio caminho para nada conseguir pois alguém já lá chegou primeiro.
O que aconselhamos a fazer para os concursos é:
1 – Focar o esforço apenas para a entrada individual e não olhando para o número de vagas e o número total de candidatos. Cada um de nós é único e tem o seu lugar, basta focar-nos nisso ao longo do tempo.
2 – Organizar a candidatura desde o primeiro prazo até ao final, trabalhando com a certeza de que será admitido, mesmo que tal não se venha a verificar. Se acreditarmos realmente que é possível, já temos o que é preciso para iniciar o caminho e nele seguir com mais confiança.
3 – Ficar atento a todas as fases do concurso e novas oportunidades que possam surgir. Quando nos focamos no nosso sucesso, ele acaba por aparecer, mesmo que seja por uma outra janela que se abre.
4 – Apoiar-mo-nos em alguém que já tenha passado pelo caminho que pretendemos percorrer. Os mentores que escolhemos são o nosso guia para que as quedas sejam mais fáceis de superar.
Conte connosco, os profissionais da Grow Talent, para todo o processo de candidatura.
Professora Sónia Abrantes
Técnica Superior de Educação e Formação