» Vamos fazer Música? (Musicoterapia)
Tendo por base princípios da Musicoterapia, este workshop pretende dotar os participantes de conhecimentos nesta área. Assim como levá-los a experimentar e vivenciar diferentes dinâmicas musicais facilmente aplicáveis a qualquer público-alvo.
Neste workshop de Musicoterapia com o título “Vamos fazer música?” temos então a seguinte informação para si:
Destinatários
- Educadores de infância, professores de educação musical, terapeutas, psicólogos, estudantes, outros profissionais da área da saúde e educação
- Público em geral interessado na temática
- Todos aqueles que lidam com a música de forma profissional ou recreativa
- Todos aqueles que pretendem adquirir conhecimentos sobre Musicoterapia
Objectivos
Tendo em conta uma metodologia expositiva, activa e interrogativa, pretende-se que os formandos sejam capazes de:
- Adquirir conhecimentos sobre musicoterapia
- Adquirir competências que lhes permitam usar a música como ferramenta de trabalho
- Experimentar dinâmicas musicais e musicoterapêuticas
- Usar a música de forma dinâmica e criativa
- Perceber a Música na sua vertente terapêutica e distingui-la da sua utilização noutras vertentes
Síntese programática
- Porque é a música terapêutica ?
- Introdução à Musicoterapia: definição, a sessão, o musicoterapeuta, público-alvo, benefícios obtidos
- Dinâmicas musicais: experimentação, role-play
Duração da formação
3 horas
Informação adicional
Recomenda-se o uso de roupa e calçado confortáveis.
A participação neste workshop não habilita o formando ao exercício profissional da Musicoterapia.
Com direito a certificado de participação, e acesso a todo o reportório musical.
Nº participantes:
Mínimo 5; máximo 12
Formadora
Musicoterapeuta Ana Matos
» Oficina de Barro e Azulejo
Objetivos
– Criação de peças através de diversas técnicas;
– Incentivar às artes e ofícios tradicionais;
– Promover o interesse pela história e património;
– Despertar o interesse pela cultura através do barro.
Metodologia
O projeto desenvolve-se ao longo de 3 oficinas (uma por mês) com uma duração de 2 horas por cada oficina. No início haverá uma apresentação breve da técnica e pensar o que vamos criar.
Os participantes começam a criar a peça com a técnica explicada com o barro e pintarão com engobes.
Durante a sessão vamos transmitindo informação de forma simples e clara.
Ato seguido, vem a secagem das peças e a posterior cozedura no Atelier do Canteiro D’Imagens.
Principais conteúdos teóricos
- Pintura da técnica da corda seca em azulejo – pintar animais do campo;
- Baile de máscaras: criação de máscara de barro;
- Primavera: criar borboletas, pássaros e flores em barro;
- Graus de cozedura;
- Material e como utilizar: engobes, argilas, tekes;
- Clarificação de novas palavras e conceitos.
Exercícios práticos
- Criação de peças em barro;
- Pintura.
Destinatários
– Adultos;
– Público sénior;
– Crianças com idade superior a 6 anos.
Número mínimo de participantes
5 pessoas
Em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo varia consoante cada caso.
Número máximo de participantes
15 pessoas
Duração
3 sessões de 2 horas cada
Informação adicional
Com direito a certificado de participação e peças que são criadas.
» Marionetes gigantes em esponja
Porque a criação de marionetas, promove a imaginação, expressão corporal, criatividade e a interação com o público, pelas artes.
Objetivos
– Explora o jogo do ator no teatro de objetos.
– Contar histórias através de um teatro coreográfico e visual, criar atmosferas, imagens e emoções a partir de um trabalho centrado no imaginário visual das coisas.
– Como criar mini-histórias para mini-espaços. Encontrar a linguagem do gesto, da voz, do ritmo, do trabalho com os objetos. Criar atmosferas e emoções que trazem a dramaturgia de contar, num jogo permanente entre o ator e o objeto.
Metodologia
Noções básicas da técnica e dos materiais, construção da ideia do objeto e elaboração do objeto em moldes.
Principais conteúdos teóricos
É um oficina dedicada ao universo das marionetas em esponja, porque pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos essenciais de construção e manipulação da marioneta.
Exercícios práticos
Corte, colagens, montagens e manipulação do objeto
Destinatários
– Professores, animadores, profissionais de educação
– Público interessado em iniciar o seu trabalho neste universo do objeto.
Número mínimo de participantes
5 pessoas
Número máximo de participantes
12 pessoas
Duração
2 horas
Informação adicional
Com direito a certificado de participação.
Formador
Prof.ª Maria Antónia Nascimento
» Marionetes em papel
Porque numa era em que muitas são as ideias do que podemos fazer reutilizando material diverso, pelas artes, surge a ideia de construir marionetes em papel. Aliando a vertente ecológica a dinâmicas de animação dos mais pequenos e não só.
Assim, este workshop é um contexto em que pequenos e graúdos aprendem a fazer as suas marionetes e conhecem como as utilizar em contexto de dramatização.
Objetivos
– Reutilização de materiais para criar recursos de aplicação em diferentes contextos
– Construção de marionetes de papel
Metodologia
Demonstrativa e prática
Principais conteúdos teóricos
- Técnica e exploração de materiais reutilizados e reciclados
- Construção de personagem (marionete)
Exercícios práticos
Construção de marionete como personagem de uma história
Destinatários
População em geral, para qualquer idade
Número mínimo de participantes
4 pessoas
Em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia consoante cada caso.
Número máximo de participantes
20 pessoas
Duração
4 horas
Formador
Prof.ª Maria Antónia Nascimento
» Jogos dramáticos
Objetivos
– Desenvolver competências criativas, estéticas, físicas, relacionais, culturais, porque levam também a autoestima e cognitivas
– Apelar a uma maior interação e inclusão
– Capacitar para criar e transformar
Metodologia
Teórica e prática.
Principais conteúdos teóricos
Jogos, exercícios e atividades de exploração/improvisação nos domínios:
- O indivíduo / o grupo
- Corpo
- Voz
- Espaço
- Objeto
- Sensações/emoções
Destinatários
– Crianças
– Professores
– Assistentes Operacionais
– Pais e educadores
– Interessados pelas artes
Número mínimo de participantes
5 pessoas
Em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia consoante cada caso.
Número máximo de participantes
20 pessoas
Duração
3 a 5 horas
Informação adicional
Com direito certificado de participação.
» Educação Expressiva para a Infância
Nós Somos Corpo
“Nós sentimos e conhecemos através, com e no corpo.”
Lawrence Freeman
Enquadramento
O nosso corpo é habitado por cada um de nós de uma forma distinta. E, a arte é a forma privilegiada de expressarmos essas diferenças que simultaneamente nos distinguem e nos mergulham na mais profunda comunhão. O encontro e a interacção humanas.
Ao explorar as capacidades expressivas do corpo exercitamos estados de disponibilidade, espontaneidade e desinibição no processo de comunicação com o outro. E descobrimos, num processo de escuta individual e colectiva, o infinito caminho da imaginação, da criatividade e o prazer da aprendizagem.
Quanto mais recursos proporcionarmos às crianças, de explorarem possibilidades motoras, psíquicas e emotivas. Em liberdade e com criatividade, maior será a experimentação em segurança de novas formas de ser, de estar e de se relacionarem.
O corpo, como receptor de estímulos sensoriais diversos, vivencia e integra noções de Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica e Relação. Com o próprio, com o outro e com o mundo. A arte e a expressão artística revelam-se, assim, promotoras do desenvolvimento global das crianças, enquanto seres humanos. Contribuindo, ainda, para o processo ensino-aprendizagem.
Torna-se particularmente importante a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil. Onde os conteúdos curriculares também se podem transmitir pelo corpo. No pensamento de João dos Santos a “Leitura”, está presente no que a criança observa à sua volta, a “Escrita”, pelo que se regista espontaneamente e, o “Contar” pelo que se vive corporalmente como ordem e quantidade.
Dinâmica
Duas sessões práticas.
A expressão é colocada ao serviço do desenvolvimento infantil e da educação. E o corpo vivido como receptor de estímulos, integrando-os e transformando-os em acção, pensamento e conhecimento.
Serão dinamizadas actividades no âmbito das áreas expressivas, nomeadamente expressão plástica, musical e corporal/dança.
Vivenciar para implementar uma pedagogia da criatividade, da relação e do movimento.
“O pensamento vive da sua possibilidade de expressão: pela palavra, pelo grafismo, pela atitude, pelo movimento. Quanto maior for o número de instrumentos expressivos postos ao serviço do homem, maiores possibilidades terá o seu pensamento de se desenvolver e de se exprimir.”
João dos Santos
Metodologia
Teórica e prática.
Principais conteúdos teóricos
Módulo I
– O corpo enquanto expressão da identidade individual e grupal.
– O corpo enquanto “matéria” de construção individual e coletiva. O processo de concentração individual e escuta ativa, no desenvolvimento da imaginação e criatividade no Jardim de Infância.
– O corpo enquanto recetor de estímulos expressos em atividades plásticas e musicais.
– A dança e a expressão corporal na educação pré-escolar.
– A relaxação no Jardim de Infância.
Módulo II
– O desenvolvimento da consciência de corpo, enquanto forma de desenvolvimento da consciência do EU: as partes do corpo, as ações do corpo, as formas do corpo e os planos de movimento.
– A arte enquanto estímulo para a criatividade e desenvolvimento da identidade.
– A construção coletiva como desenvolvimento dos valores para um funcionamento harmónico em grupo.
– A imobilidade.
Destinatários
– profissionais (ou estudantes da área do desenvolvimento
infantil)que trabalhem com criançasfamílias em idade pré-escolar e escolar
– famílias
– comunidade em geral interessada na estimulação global do desenvolvimento infantil.
Número mínimo de participantes
10 pessoas
Número máximo de participantes
30 pessoas
Duração
5 horas (distribuídas em 2 horas e 30 minutos em cada workshop)
Informação adicional
Com direito certificado de participação, registos vídeo e músicas enviadas via e-mail.
Formador
Ana Cristina Pereira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Contacte-nos para saber mais ou para se inscrever.
Todos os temas
Formação sobre temas específicos em informática e tecnologias. Porque são ferramentas de trabalho para empresas e particulares.
Mantemos o foco porque só assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas específicos em Formação e Educação, atualizados e pensados para docentes e não docentes, profissionais e familiares. Porque têm interesse nas dinâmicas de pedagogia e didática em diferentes contextos.
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Formação em vários idiomas, atualizados e pensados para qualquer pessoa porque pretende aprender um idioma em contexto profissional ou pessoal.
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Formação sobre temas de Legislação diversa, atualizados e pensados para qualquer pessoa que pretenda manter-se atualizado. Porque pensa em contexto profissional ou pessoal.
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Formação sobre temas de Saúde, atualizados e pensados para qualquer pessoa que pretenda aprender mais sobre saúde mental e física. Porque pensa em contexto familiar ou laboral.
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Formação sobre temas de Artes e Animação, atualizados e pensados para quem pretende desenvolver competências artísticas e de animação. Porque pensa para si e em contexto de trabalho de grupo.
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Porque ajudamos a definir o seu objetivo, envie email com o que pretende.
Porque uma boa definição de objetivos ajuda-nos a traçar o melhor percurso para o desenvolvimento de talentos em contexto de formação que, desta forma, desenhamos para si. Também pelas artes e animação.