Oferta formativa
Interessado? Então pesquise sobre os nossos temas e esclareça-se, porque nós estamos aqui.
Interessado? Então pesquise sobre os nossos temas e esclareça-se, porque nós estamos aqui.
Conhece a história de Einstein? Importante porque um dos maiores cientistas do mundo que, na sua infância e juventude, era considerado um mau aluno e sem futuro?
Tal como Fernando Alberca referiu, “Todas as crianças podem ser Einstein”. Por isso, importa saber quais as técnicas e estratégias necessárias para o conseguir.
Assim, é importante saber qual é o nosso ponto de partida para seguirmos um caminho que nos leve ao sucesso mais adequado à nossa forma pessoal e individual de ser, inseridos na sociedade. Desta forma, este é um dos grande temas da Educação.
– Compreender o conceito de inteligência
– Conhecer estratégias de utilização do cérebro como ferramenta
– Identificar os diferentes estilos de aprendizagem
– Conhecer estratégias de estimulação da criatividade, atenção, memória e concentração
Recurso aos métodos expositivo, demonstrativo, prático e participativo.
– Estudantes do 4º ano ao ensino universitário
– Pais e educadores
– Profissionais de educação
3 participantes
Mas em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia.
25 pessoas
3 horas
Com direito a certificado de participação das sessões em que participa, mas caso seja solicitado.
Fornecimento de toda a documentação e materiais necessários para os exercícios práticos.
Prof.ª Sónia Abrantes
Palestra 4 – Decompondo as DAE: Dificuldades de Aprendizagens Específicas
Palestra 6 – Descobrindo a … Multideficiência
– 15€/sessão
– 80€/pack completo (as 7 sessões do ciclo de palestras)
– Estudantes e Profissionais da área da Educação (e.g., Professores; Educadores de infância)
– Profissionais de Psicologia e outras áreas da saúde
– Outros interessados no tema (pais, familiares…).
Prof.ª Ana Barroco
O recurso às TIC faz-se cada vez mais preciso para a resolução de problemas do dia-a-dia e tarefas do quotidiano. Quer seja para utilização de serviços na Internet, para utilização de um Sistema Operativo ou outro motivo que crie utilizadores das novas tecnologias, e em Educação. Esta evidência inclui também pessoas com os variados tipos de incapacidade, para os quais nem todos têm solução. Por isso, torna-se pertinente criar essas soluções, divulgar as que existem e torná-las mais acessíveis numa perspetiva de igualdade de direitos, porque são oportunidades e condições de vida.
Porquê? Porque estas divulgação e prática são pertinentes para pessoas com ou sem incapacidades visuais, sendo de todo relevante a interação com as diferentes características. Desta forma, temos a ótica de partilha de experiências e privação num espaço comum que se quer adaptado às demais necessidades.
Assim, a interação do público maioritário, ditos com visão normal, com o público com dificuldades de visão, poderá revelar-se uma experiência valiosa para ambos.
Porque cria ambientes mais inclusivos, esta ação de formação, com o título Tiflolofia com recurso às TIC, centra-se apenas em necessidades específicas de visão, destacando especial atenção para incapacidade de cegos e amblíopes.
– Capacitar os formandos a trabalhar com equipamentos/softwares específicos para portadores de deficiência visual;
– Promover o uso das TIC para a Tiflologia.
– Identificar equipamentos específicos de Tiflotécnia;
– Configurar software não específico;
– Trabalhar com os diferentes softwares utilizando apenas o teclado;
– Otimizar o software do computador para a utilização por portadores de deficiência visual.
Teórica e prática
– Formadores, professores e outros profissionais de educação
– Pessoas que atuam ou pretendem vir a atuar com recurso às TIC e/ou WEB, porque trabalha/convive com público-alvo com incapacidades visuais
– Pessoas com e/ou sem deficiências visuais
– Trabalhadores com incapacidades visuais ou que trabalhem diretamente com este público-alvo
3 pessoas
Mas em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia.
25 pessoas
40 horas
Com direito a certificado de participação.
Fornecimento de toda a documentação e materiais necessários.
Disponível online e presencial.
Prof.ª Sónia Abrantes
Como fazer para resolver problemas simples do dia-a-dia que por vezes nos parecem monstros?
Porque pensamos nas exigências diárias, familiares, profissionais e da vida social em geral, criamos este workshop para que possamos perceber que tipo de stress temos tendência a desenvolver. Qual o seu efeito nas tarefas diárias e na saúde mental, perceber melhor algumas técnicas simples que podemos utilizar para relaxar e tirar o melhor partido de todas as situações diárias.
– Conhecer e esclarecer conceitos básicos: assertividade, tipos de stress, tipos de comunicação;
– Aplicar o autodiagnóstico de assertividade;
– Compreender o stress em contexto profissional e familiar;
– Desenvolver técnicas de relaxamento.
Expositiva, maioritariamente prática e participativa.
– Adultos empregados e desempregados
– Estudantes
– População em geral
Sem número mínimo de participantes.
Mas em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia.
20 pessoas
3 horas
Com direito a certificado de participação das sessões em que participa, mas caso seja solicitado.
Prof.ª Sónia Abrantes
A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano porque implica um estado completo de bem estar físico, social e mental. Não é apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1993). Assim, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva.
Posteriormente, a OMS, com a carta de Ottawa, definiu Promoção da Saúde como “Processo que possibilita às pessoas aumentar o seu domínio sobre a saúde e melhorá-la”, ou seja, corresponsabilizou o indivíduo pela sua saúde e pela saúde da comunidade.
Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças/jovens e profissionais da área da educação, de conhecimentos, atitudes e valores porque os ajudam a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental. Bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar
– Conhecer aspetos básicos da saúde dos adolescentes;
– Compreender um vasto leque de informação da saúde, no contexto escolar e a prática da educação para a saúde no âmbito da promoção da saúde em contexto escolar;
– Compreender as diferentes dimensões que influenciam o comportamento das crianças e jovens em contexto escolar, família, grupo de pares e quais os aspetos básicos de diferentes comportamentos de risco, no contexto escolar;
– Conhecer e promover estilos de vida saudáveis;
– Contribuir para a tomada de decisões saudáveis e promoção da autonomia das crianças e jovens em contexto escolar e ficar sensibilizados para a prevenção de acidentes e primeiros socorros no contexto escolar.
O método de avaliação é através da realização de um teste de resposta rápida.
– Todos os profissionais e estudantes da área da Saúde
– Todos os profissionais e estudantes da área da Educação
– Adultos que lidem diariamente com crianças e adolescentes, em contexto familiar, profissional ou outro
– Público em geral
10 pessoas
15 pessoas
50 horas
Certificado pela DGERT.
Parceria com Formações de Norte a Sul
Porque os jogos dramáticos nos despertam todos o sentidos…
– Desenvolver competências criativas, estéticas, físicas, relacionais, culturais, de autoestima e cognitivas
– Apelar a uma maior interação e inclusão
– Capacitar para criar e transformar
Teórica e prática.
Jogos, exercícios e atividades de exploração/improvisação nos domínios:
– Crianças
– Professores
– Assistentes Operacionais
– Pais e educadores
5 pessoas
Mas em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia consoante cada caso.
20 pessoas
3 a 5 horas
Com direito certificado de participação.
Ação de Sensibilização porque falaremos de P.E.A.
– Conhecer e identificar a P.E.A.
– Modelos/estratégias de intervenção
Teórica e prática.
– Professores
– Assistentes Operacionais
– Pais e educadores
3 pessoas
Mas em locais a combinar com outras entidades, o número mínimo de participantes varia consoante
cada caso.
20 pessoas
1h30 a 2 horas
Com direito certificado de participação.
“Nós sentimos e conhecemos através, com e no corpo.”
Lawrence Freeman
O nosso corpo é habitado por cada um de nós de uma forma distinta. E, a arte é a forma privilegiada de expressarmos essas diferenças que simultaneamente nos distinguem e nos mergulham na mais profunda comunhão. O encontro e a interacção humanas.
Ao explorar as capacidades expressivas do corpo exercitamos estados de disponibilidade, espontaneidade e desinibição no processo de comunicação com o outro. E descobrimos, num processo de escuta individual e colectiva, o infinito caminho da imaginação, da criatividade e o prazer da aprendizagem.
Quanto mais recursos proporcionarmos às crianças, de explorarem possibilidades motoras, psíquicas e emotivas. Em liberdade e com criatividade, maior será a experimentação em segurança de novas formas de ser, de estar e de se relacionarem.
Torna-se particularmente importante a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil. Onde os conteúdos curriculares também se podem transmitir pelo corpo. No pensamento de João dos Santos a “Leitura”, está presente no que a criança observa à sua volta, a “Escrita”, pelo que se regista espontaneamente e, o “Contar” pelo que se vive corporalmente como ordem e quantidade.
Duas sessões práticas.
A expressão é colocada ao serviço do desenvolvimento infantil e da educação. E o corpo vivido como receptor de estímulos, integrando-os e transformando-os em acção, pensamento e conhecimento.
Serão dinamizadas actividades no âmbito das áreas expressivas, nomeadamente expressão plástica, musical e corporal/dança.
Vivenciar para implementar uma pedagogia da criatividade, da relação e do movimento.
“O pensamento vive da sua possibilidade de expressão: pela palavra, pelo grafismo, pela atitude, pelo movimento. Quanto maior for o número de instrumentos expressivos postos ao serviço do homem, maiores possibilidades terá o seu pensamento de se desenvolver e de se exprimir.”
João dos Santos
Teórica e prática.
– O corpo enquanto expressão da identidade individual e grupal.
– O corpo enquanto “matéria” de construção individual e coletiva. O processo de concentração individual e escuta ativa, no desenvolvimento da imaginação e criatividade no Jardim de Infância.
– O corpo enquanto recetor de estímulos expressos em atividades plásticas e musicais.
– A dança e a expressão corporal na educação pré-escolar.
– A relaxação no Jardim de Infância.
– O desenvolvimento da consciência de corpo, enquanto forma de desenvolvimento da consciência do EU: as partes do corpo, as ações do corpo, as formas do corpo e os planos de movimento.
– A arte enquanto estímulo para a criatividade e desenvolvimento da identidade.
– A construção coletiva como desenvolvimento dos valores para um funcionamento harmónico em grupo.
– A imobilidade.
– profissionais (ou estudantes da área do desenvolvimento
infantil)que trabalhem com criançasfamílias em idade pré-escolar e escolar
– famílias
– comunidade em geral interessada na estimulação global do desenvolvimento infantil.
10 pessoas
30 pessoas
5 horas (distribuídas em 2 horas e 30 minutos em cada workshop)
Com direito certificado de participação, registos vídeo e músicas enviadas via e-mail.
Ana Cristina Pereira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Na agitação do dia-a-dia somos bombardeados com muita informação, tecnologias, atividades e outros estímulos.
Onde é que se encontra no meu disto tudo?
Este workshop pretende chamá-lo à realidade com serenidade, esclarecendo como se pratica e desenvolvem as ferramentas de relaxamento com as crianças e sobre as orientações e técnicas para aclamar a cada criança.
Transmitir ensinamentos de forma simples para conseguir acalmar o seu consciente e transmitir a mesma tranquilidade ao seu educando, trabalhando com crianças ou adultos.
– Aprender técnicas de relaxamento;
– Apaziguar a sua mente;
– Focar-se no que é essencial.
– Pais e outros familiares
– Educadores de Infância e Professores
– Terapeutas
– Auxiliares de Educação
– Estudantes de Educação
– Outros interessados
10h às 13h e das 14h às 18h
Programas disponíveis:
Online ou presencial, individual
– 1 sessão de 30 minutos gratuita online, para experimentar, sem compromisso
– 6 sessões num total de 6 horas com entrega de material de apoio, note book e acompanhamento por messenger ou email
Online ou presencial, individual
– 1 sessão de 30 minutos gratuita online, para experimentar, sem compromisso
– 4 sessões sobre os temas choro, sono, alimentação do bebé, alterações emocionais mãe/família/filho, recuperação física da mãe. Com entrega de material de apoio, note book e acompanhamento por messenger ou email
Online ou presencial, individual/casal ou em grupo
– 1 sessão de 30 minutos gratuita online, para experimentar, sem compromisso
– 4 sessões num total de 4 horas para casais
– 4 sessões num total de 8 horas para grupos
– com entrega de material de apoio, note book e acompanhamento por messenger ou email
Enf,ª Sónia Soares
Formação sobre temas específicos em informática e tecnologias. Porque são atualizados e porque são pensados como ferramentas de trabalho. Portanto, são para empresas e particulares.
Porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas específicos em Formação e Educação. Porque são atualizados e porque são pensados para docentes e não docentes, profissionais e familiares porque têm interesse nas dinâmicas de pedagogia e didática em diferentes contextos.
Porque assim se alcança o sucesso.
Formação em idiomas. Porque são atualizados e pensados para qualquer pessoa. Portanto, deve pretender aprender um idioma em contexto profissional ou pessoal.
Porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas de Legislação. Porque são atualizados e pensados para qualquer pessoa. Portanto, deve pretender manter-se atualizado em contexto profissional ou pessoal.
Mantemos o foco porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas de Saúde. Porque são atualizados e pensados para qualquer pessoa que pretenda aprender mais sobre saúde mental e física, além disso em contexto familiar ou laboral.
Mantemos o foco porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas de Desenvolvimento e Imagem Pessoal. Porque são atualizados e pensados para quem pretende desenvolver-se a si e à sua imagem a nível pessoal, porque tem impacto positivo também na vida profissional.
Mantemos o foco porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas de Artes e Animação. Porque são atualizados e pensados para quem pretende desenvolver competências artísticas e de animação para si e em contexto de trabalho de grupo.
Mantemos o foco porque assim se alcança o sucesso.
Formação sobre temas de Gestão e Estratégia. Porque são atualizados e pensados para empresas, empresários, empreendedores, trabalhadores por conta própria ou porque estão interessados em melhorar o desempenho produtivo e a qualidade.
Mantemos o foco porque assim se alcança o sucesso.
Então, uma boa definição de objetivos ajuda-nos a traçar o melhor percurso para o desenvolvimento de talentos. Além disso é em contexto de formação porque é desenhado para si. Assim, leva-nos ao sucesso.